taça de vinho sobre uma mesa sendo enchida

Conheça os tipos de taça e as diferenças entre elas

Você já foi a um restaurante ou a um jantar e ficou desnorteado com a quantidade de taças à mesa? Posso garantir que não foi o único. Por mais que pareça indiferente para algumas pessoas, existem diversos tipos de taça, cada um destinado a uma bebida específica.

Cada taça tem funcionalidades próprias. Elas destacam as especificidades das bebidas para garantir uma experiência completa para quem está degustando. A fim de tirar as suas dúvidas, a Uattmosfera separou os tipos de taça mais comuns e suas características. Fique por aqui!

Tipos de taça

Um bom ponto para começar a entender os tipos de taça é compreender que uma boa experiência de degustação vai além do sabor. Elementos como a aparência e o aroma contam muito. Somos atraídos pelo paladar, mas também pela visão e o olfato.

Cada bebida tem os seus pontos de destaque, e os diferentes tipos de taça acompanham esse movimento. Por exemplo, uma realça os aromas da bebida, enquanto a outra direciona os primeiros goles para uma parte pontual da língua, a fim de destacar a doçura.

O material das taças é geralmente o mesmo, cristal, cristal de vidro ou vidro. Sua formação também segue um padrão de base (pé), haste (onde seguramos), bojo (corpo), e o aro (boca). O que as diferencia é o formato de cada parte, que se adequa melhor a determinada bebida.

Taças de vinho

Assim como existem vinhos diferentes, também temos uma variedade de taça de vinho. Vamos começar com os vinhos tintos. Há duas taças para ele, a Bordeaux e a Borgonha.

A primeira possui um bojo largo e o aro estreito e reto, o que permite a concentração de aromas. É indicada para os mais encorpados, como o Merlot e o Cabernet Sauvignon. Já a segunda possui bojo e aro mais largos para aumentar o contato com o oxigênio. É ideal para os vinhos mais complexos, como Pinot Noir.

Temos uma taça indicada para espumantes. Ela é composta por um bojo mais alto e estreito que as de vinho tinto para permitir a visualização das bolhas e o frescor. Há também a taça de sobremesa, a menor de todas. Sua haste e bojo são pequenos por conta da intensidade dos vinhos servidos neste momento, como os do Porto.

A última das taças de vinhos é destinada ao vinho branco ou rosé. Como esse gênero é consumido gelado, sua haste é maior e o bojo é menor para evitar a troca de temperatura entre as mãos e a bebida.

taça de vidro em fundo vermelho

Taça de champanhe

A taça de champanhe é chamada de Flute, ou flauta. Tem um bojo estreito e alongado para direcionar os aromas ao olfato. Também é indicada para drinks feitos com espumante sem gelo, como a Mimosa.

Taças para drinks

Além da Flute, há outros tipos de taça para drinks. Temos a Coupette, conhecida como taça de Marguerita. Seu bojo é dividido em duas partes, a superior maior e aberta, como um aro, e a inferior ligeiramente mais estreita. Nela é servida a famosa Margarita, assim como frozens e coquetéis de fruta.

Temos também a Balloon, que possui a haste longa, o bojo largo e o aro estreito. Ela concentra bem os aromas e tem bastante espaço, por isso é ideal para drinks que levam frutas e bastante gelo.

Outro tipo bem conhecido é a taça Dry, chamada também de taça Martini. Seu corpo em formato de Y, haste longa e fina, e bojo que parece um triângulo invertido é o mais indicado para bebidas e coquetéis gelados, servidos em doses pequenas, como o Martini e Cosmopolitan.

Por último, mas não menos importante, temos também a taça Escandinava. Ela é composta de uma haste curta, corpo alongado e acinturado. Também é utilizada para drinks que não levam gelo, como Bellini.

Taças para cerveja

Os tipos de taça de cerveja têm poucas diferenças, mas, assim como as de vinho, destacam mais um ponto especial da bebida. A Pokal, por exemplo, conserva os aromas e a espuma com sua haste e bojo estreitos. Ela é versátil e serve bem vários estilos de cerveja, especialmente as carbonatadas.

O segundo dos tipos de taça de cerveja é a Sniffer. Ela é pequena e robusta, sua base e seu bojo são bem largos e tem o aro mais estreito para permitir a apreciação dos aromas. Ela é indicada para uma cervejinha mais forte e marcante, como a Stout.

As duas últimas taças de cerveja se parecem com copos grandes. São a Lager e a Weizen, ambas com um formato bem longo. A primeira é o tipo mais comum no Brasil, indicado para a cerveja Pilsen. Possui a base mais estreita do que o aro e é ideal para manter a espuma.

Já a Weizen é maior do que a Lager. Com aro largo e base mais estreita, mantém as leveduras no fundo e a espuma no topo, o que a faz ideal para cervejas feitas de trigo.

Taça de água

Não existem regras muito rígidas para a taça de água, o mais importante é que a haste seja bem reforçada. Isso a fim de manter a temperatura ideal, seja gelada ou ambiente. Geralmente, elas são parecidas com as de vinho, porém com um bojo um pouco maior. Também é usada para servir sucos ou refrigerantes.

Na Uatt? você encontra taças personalizadas!

Agora que você já conhece os tipos de taça e para que serve cada um, que tal dar uma olhadinha nos modelos incríveis da Uatt?? Aqui você encontra taças, canecos, jogos de copos de vidro e muito mais.